sábado, 20 de abril de 2019

A volta por cima de Isabela Garcia

Quando Isabela Garcia foi demitida da TV Globo, na mesma leva que Malu Mader, fiz um texto lamentando. Afinal, parecia a ação inclemente do tempo numa carreira que na televisão brasileira parece querer apenas atores jovens e influenciadores digitais. 

Fiquei muito feliz quando vi que Isabela faria parte do elenco da novela Sétimo Guardião. Pensei que ela seria relegada a ser coadjuvante, um papel que serviria de homenagem discreta do autor a alguém com tantos serviços prestado à emissora. 

No entanto, Isabela Garcia se impôs e fez de sua Judith um personagem central na novela de Aguinaldo Silva. O Sétimo Guardião tem bons desempenhos, como o de Lília Cabral, Toni Ramos e Leticia Spiller. Afetivamente, torci bastante para que a trama desse certo pela presença no elenco de um querido amigo. 

No entanto, Sétimo Guardião tem uma trama acidentada, abalada por problemas nos bastidores. Primeiro vazou um desentendimento de Lília Cabral com Marina Ruy Barbosa. A veterana atriz se irritou com um atraso na gravação da mocinha do folhetim. Depois houve o Loretogate, a rumorosa separação de José Loreto e Débora Nascimento, em que na vida real os atores foram se desentendendo. E a fofoca só aumentava. 

Agora, enquanto vários personagens vão morrendo na trama, cresce o papel de Judith. Ela começou como a subserviente auxiliar. No entanto a governanta vai mostrando que sua voz baixa e seus gestos contidos escondem muita coisa. Aguinaldo Silva pode reservar a ela o grande papel nesta reta final da novela: a serial killer dos guardiões. 

Uma vilã que se revela aos poucos não é um recurso novo na dramaturgia, mas é uma solução narrativa quase sempre interessante. Isabela Garcia pode salvar um pouco da novela, que se mostra uma aposta mal feita do quase sempre certeiro Aguinaldo Silva. O folhetim parece ter se perdido em meio a muitas histórias. 


Então, por toda ligação afetiva que desenvolvi com Isabela Garcia como telespectador e até por sermos da mesma geração, torço para que Judith seja a grande vilã da novela Sétimo Guardião. 

Um comentário: