sexta-feira, 19 de abril de 2019

Desenferrujando ao vivo

Depois de mais de dois anos e um infarto entrei novamente num estúdio de rádio. Estava sentindo falta daquela adrenalina. Os amigos Roberto Canazio e Heloisa Paladino me proporcionaram matar a saudade. 

Como foi divertido sentir novamente aquela sensação de salto no escuro que dá quando o microfone se abre e você tem que falar algo inteligível. Estava enferrujado e inseguro de como seria a primeira intervenção. Quem é do mar não enjoa. Em pouco tempo já estava me sentindo à vontade. Nos últimos meses fiz podcasts como o E agora, José, o Novelando e da Editora Record, mas estar ao vivo numa rádio de grande audiência, como a Paradiso, é bem diferente. 

Outra coisa importante: olhar como Roberto Canazio se comporta quando o microfone está aberto é uma aula para quem ama o veículo e cresceu ouvindo Haroldo de Andrade, Antônio Carlos e Paulo Giovanni. A experiência faz com que Canazio tire da cartola assuntos para manter o programa instigante tanto para quem está ouvindo quanto para quem está no estúdio. 

Fiz um elogio a ele fora do ar e ele tratou de dividir com Heloisa o mérito. Isso reafirma o sentido que rádio é ofício de equipe.  Canazio, Heloisa e o operador Gilberto mostraram entrosamento. O programa completou a primeira semana no ar e como qualquer atração vai sofrer ajustes. Nesta sexta, por exemplo, Canazio ressaltou que a interatividade estava afetada porque não tinha como ouvir as mensagens de WhatsApp. Nada que comprometa a qualidade do programa. É muito bom ter Canazio de segunda a sexta no ar. É importante poder sintonizar e acompanhar suas opiniões. 

Ele fez uma menção elogioso a este blog quando me apresentou. Devolvi reconhecendo que o amplo espectro de assuntos que este espaço aborda, se inspira também nas oportunidades que tive de substituí-lo na Rádio Globo. Quando se apresenta um programa ao vivo de três horas, como era o caso, o repertório tem que ser variado. E repertório variado é uma das características de Roberto Canazio. 


Então vai ser assim, quando for chamado para o programa irei com prazer, mas também com o espírito de quem foi convocado. Para quem, como eu, vive de ensinar e escutar radio, poder participar de um programa é uma alegria, um prazer enfim, um privilégio. 

5 comentários:

  1. Eu amei ouvir Canazio e vc juntos,vcs são 1000000

    ResponderExcluir
  2. Creso, foi com muita alegria que eu e minha mãe escutamos o programa do Canazio com a sua participação. Somos fãs do Canazio há muito tempo e estávamos sentindo muita falta do programa. Mas, a partir de hoje, você também ganhou duas fãs. Parabéns pelas suas intervenções, você é um verdadeiro profissional do rádio. Tomara que seja convidado mais vezes para ir ao programa. Grande abraço! Marcia

    ResponderExcluir