sexta-feira, 10 de maio de 2019

Considerações sobre a última pesquisa Ibope no rádio

A JB FM assumiu a liderança do dial carioca em abril. A JB avançou pouco mais de 10% em relação a março e, com isso, conseguiu a marca histórica. Há 10 anos, se alguém dissesse que a emissora seria líder, haveria uma sonora gargalhada de quem ouvisse. A JB, no entanto, mantém um padrão de programação e não surpreende seus ouvintes. Para um produto tão calcado no hábito do seu consumidor como é o rádio, a estratégia é a mais acertada. No rádio, me ensinaram campeões de audiência, a gente surpreende no conteúdo, mas não na forma. O ouvinte tem que saber que a emissora do seu coração não vai trazer mudanças bruscas. 

Outro número que pareceria estapafúrdio há 10 anos era dizer que a Bandnews se aproximaria da Rádio Globo. Em março a diferença entre as duas era de 10 mil ouvintes, hoje a diferença é de 6 mil. Nem a trágica morte de Ricardo Boechat alterou a posição da jornalística. A concorrência numérica da Band não é mais com a CBN, a quem ultrapassou inapelavelmente, mas sim com a Globo. 

Aliás, em junho de 2017 a Globo tinha 4 vezes o número de ouvintes da CBN. Segundo os números do Kantar/Ibope, em abril de 2019 a proporção diminuiu. Agora é de 2 para 1. O pior é que essa diferença aconteceu ao mesmo tempo que a audiência das duas rádios despencou. Os 35 mil ouvintes da Globo hoje são cerca de 1/4 dos números de junho de 2017. Os 18 mil da CBN representam metade do que eram no mesmo período. 

Ainda não é possível saber o impacto do Manhã Paradiso, com Roberto Canazio, que estreou em abril. Além disso, este ranking é geral, seria necessário ver os boletins por horário. A Paradiso, em 15º no geral fez uma aposta, que como jornalista, amigo do apresentador e eventual participante do programa, espero que dê certo. 

Entre as 5 primeiras, duas pertencem ao segmento Gospel, Melodia e 93 FM juntas tem mais de 260 mil ouvintes. Novamente está demonstrada a força dos evangélicos no Rio de Janeiro. Força facilmente percebida nas eleições proporcionais de deputados federais, estaduais e vereadores no Rio de Janeiro. 

Das rádios jovens destaca-se a Mix, em 6º lugar no geral. A situação da JB é privilegiada no ranking geral e no seu segmento. Nesse cenário a vitória é acachapante. A JB tem mais de 7 vezes a audiência da mais próxima, que é a Antena 1. O placar é 196 mil x 26 mil. A FM O Dia ainda é muito forte. Está em terceiro no geral, mas também tem larga vantagem sobre a Mania. 172 mil x 23 mil. A Tupi está em 4º no geral, mas corre sozinha desde que a Globo mudou a programação. 

A importância desses números é que a partir deles os departamentos comerciais preparam suas estratégias de busca de clientes. Liderar um segmento como fazem JB, Melodia, FM O Dia e Tupi facilita as coisas. É o que na Fórmula 1 se chama de “correr de cara pro vento”, sem retardatários ou adversários para atrapalhar na busca por patrocinadores. 

Antes esses números eram divulgados pelas emissoras, mas hoje em dia são tratados como “segredo de estado”, o que não critico, pois informação é moeda valiosa. Tive acesso aos números graças a uma postagem do radialista Beto Brito, a quem dou o crédito pela divulgação. A pesquisa do Kantar/Ibope é chamada de anacrônica e pouco transparente por muitos executivos de rádio. No entanto, ela é a forma de medir a audiência aceita no mercado, logo, é muito importante conseguir um bom resultado no levantamento. 

2 comentários:

  1. Perfeito Creso. Parabens ao Beto Brito e a voce pela informação precisa e analise valiosa.

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  2. Em primeiro lugar, sucesso na nova missão e,também,parabéns pelo comentário lúcido.

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