domingo, 26 de maio de 2019

Reabertura de viaduto na Gávea vira Fla-Flu da mobilidade urbana

Um viaduto acabou com a ligação entre as associações de moradores da Gávea e de São Conrado. O nome do algoz da harmonia é viaduto Graça Couto. É aquele que até 2003 era a opção para quem saía do Zuzu Angel em direção à Lagoa. O cidadão virava ali ou seguia pelo Túnel Acústico. 

Os moradores de São Conrado apoiam a reabertura, pois a medida diminui um pouco o volume de carros no corredor formado pelo Túnel Acústico, rua Mário Ribeiro e as avenidas no entorno da Lagoa. O pessoal da Gávea reclama que a reabertura da via vai acabar com a qualidade de vida do bairro. A associação da Gávea diz que o volume de carros passaria de 9 mil para 18 mil por dia na Marquês de São Vicente. 

O Viaduto Graça Couto operou até 2003. , no entanto, a força da associação da Gávea durante a prefeitura de César Maia fechou a via. A parte mais alta da Marques de São Vicente foi poupada da circulação de um grande número de veículos. Em compensação, o Túnel Acústico “engargalou” de vez. 

O curioso é que um problema histórico da cidade, a superlotação de outro túnel, o Rebouças,  também passa pela Gávea. Existe no papel (e de lá nunca foi tirado) um projeto de um túnel que ligaria a Rua Uruguai a Praça Santos Dumont, na Gávea. É a linha verde, uma das vias projetadas pelo urbanista grego Constantino Dioxiádis. O plano policromático, ou plano Dioxiádis,  foi encomendado para que o Rio se redesenhasse após perder o status de capital do país. 

No entanto, o lobby contrário foi muito forte. Os proprietários que moravam no entorno da Praça Santos Dumont temiam que os imóveis do local se desvalorizassem. O fato é que os moradores da Gávea conseguiram vencer a batalha. O que se pode aprender dessa história é que há mais de meio século o trânsito tenta se embrenhar pela Gávea e não consegue. Os moradores da Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, e da Rua Bela, em São Cristóvão, não tiveram a mesma sorte por ocasião das construções do Rebouças e da Linha Vermelha, respectivamente. 

Obviamente, a solução de expandir o Metrô é a forma mais sustentável para resolver os gargalos da cidade. No entanto, a paralisia econômica em que se encontra o país não deixa visível no horizonte. Quem sabe, daqui a 50 anos finalmente tenhamos a ligação entre a Gávea e a Rua Uruguai, aliviando assim um pouco do trânsito na Zona Sul. 

A Gávea é um lugar bucólico e agradabilíssimo, no entanto, ao que parece, foi chamada para dar sua dose de sacrifício. Abrir o viaduto Graça Couto parece uma solução inevitável para aliviar o trânsito no Túnel Acústico. Quem vencerá a batalha do viaduto Graça Couto: Gávea ou São Conrado. Com a palavra o desprefeito Marcelo Crivella. 

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