quinta-feira, 8 de julho de 2021

Laranja mecânica sonora

 Viramos todos locutores de corridas no Jockey. As inflexões, as hesitações e os maneirismos na fala fazem parte da identidade das pessoas. O respirar a mais antes de responder, a rapidez ou lentidão do raciocínio fazem parte da comunicação. 


Ficamos afastados uns dos outros pelo ritmo de nossas vidas. A pandemia acabou acelerando o processo. Lembro que quis falar com uma amiga e ela me respondeu. “Posso ‘teclar’ falar só depois”. Isso se dá pela necessidade de fazermos várias coisas ao mesmo tempo. Falar ao telefone nos força a executar apenas uma tarefa e nossos tempos nos fizeram multifuncionais, mesmo que essa “configuração” não tenha vindo de fábrica. 


E o tempo, que nas palavras de Caetano Veloso é “um dos deuses mais lindos”, torna-se o “deus opressor”. É neste contexto que o WhatsApp apresenta a ferramenta de aceleração de voz. E aí, de humanos viramos máquinas. Nelson Motta escreveu e Lulu Santos cantou que “não existiria som, se não houvesse o silêncio”, com a nova ferramenta do aplicativo, o silêncio é suprimido. 


O primeiro áudio que ouvi acelerado me fez experimentar uma angústia análoga a do personagem Alex de Laranja Mecânica ao ser submetido a uma técnica de mudança de comportamento. Pupilas forçosamente abertas para receber um frenesi de imagens. 


Estamos subvertendo outra frase da canção Certas coisas “não haveria luz, se não fosse a escuridão”. A tecnologia parece querer abolir o silêncio e a escuridão. 


Nisso tudo acabamos produzindo um estágio permanente de urgência. Não há tempo de maturação. Somos impelidos a diminuir o tempo e a quantidade das piscadelas, pois cada uma delas pode nos fazer perder algo “imprescindível”. 


Chegamos a um tempo em que fechar os olhos é um ato de resistência. Não emitir opinião sobre qualquer coisa é rebeldia. Tornar o tempo em que se dorme produtivo é a última fronteira para o controle nessa sociedade. E havia gente que considerava Laranja Mecânica uma distopia. Isso foi porque essas pessoas ainda não receberam um WhatsApp em velocidade acelerada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário