domingo, 24 de fevereiro de 2019

Algumas observações sobre o Oscar 2019

A Academia fez questão de dar alguns recados. O mexicano Alfonso Cuaron sair da festa levando 3 estatuetas é emblemático num momento em que o presidente Donald Trump quer construir um muro entre os EUA e o México. 

Os três Oscars para Pantera Negra, os prêmios para Mahershala Ali e Regina King como ator e atriz coadjuvantes e a vitória de Spike Lee como roteiro adaptados foram uma tentativa de apagar de vez o  #Oscarsowhite de 2015. 

Greenbook não era meu filme favorito. Achei Infiltrado na Klan muito mais arrojado, com uma trilha sonora sensacional e uma mensagem de alerta sobre onde a intolerância pode nos levar. Dar o Oscar ao bom filme Greenbook me deu a impressão que Academia fez como aquele atacante, que dribla toda a defesa, passa pelo goleiro e na hora de fazer o gol, coloca a bola caprichosamente para fora. Apesar de ser uma história sobre um músico negro rico que conquista a amizade de um homem branco pobre e racista, Greenbook é um filme sobre o relacionamento de um branco e de um negro pela ótica do branco. Por esse motivo, acho que a estatueta ficaria mais bem entregue ao filmaço de Spike Lee. 

Aliás o diretor vestido com um conjunto púrpura e uma boina da mesma cor também marcou sua participação na festa. A contundência de seu discurso foi emocionante. Ele lembrou do genocídio enfrentado pela população negra dos EUA e como foi necessário resistir e lutar pela igualdade de direitos. 

No Oscar marcado pela diversidade, Rami Malek levou o prêmio pela sua impressionante interpretação de Freddie Mercury e falou da importância dos imigrantes para a sociedade americana. Ele ressaltou que é da primeira geração de americanos de sua família já que seus pais são egípcios. 

A estatueta para Olivia Colman como melhor atriz também traz uma marca de nossos tempos. Sua personagem era uma rainha do século XVIII que vivia um triângulo amoroso lésbico. Aliás, o discurso da atriz britânica foi um dos mais engraçados da noite. 

Lady Gaga e Bradley Cooper arrebataram a plateia no dueto de Shallow . Gaga ganhou merecidamente a premiação de melhor canção original. 


O Oscar 2019 parece ter tido a preocupação de espalhar os prêmios por vários filmes. Tanto é que o maior vencedor da noite foi Bohemiam Rhapsody e o filme teve “apenas” 4 estatuetas. Roma e Pantera Negra tiveram 3. Dois filmes que decepcionaram foram A Favorita e Vice que levaram apenas um Oscar cada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário