terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sobre cabelos, pochetes e ombreiras

Meu primeiro blog se chamava Clube dos Ranzinzas. Éramos três jornalistas com o firme propósito de preencher as folhas digitais em branco. Não rolou. Meus dois comparsas assinavam com pseudônimos. Eu era o único que colocava o “nome de batismo”. Acho que era pura vaidade mesmo. 

Resolvi reler alguns dos meus textos. Numa boa, ler textos escritos há mais de 10 anos provoca uma reação parecida com aquela de olhar as fotos com obreira dos anos 80. Você era mais jovem e talvez seja essa a única vantagem. 

Apesar do stent e dos muitos quilos a mais, não troco a pessoa de hoje por aquela que militava no Clube dos Ranzinzas. Aprendi a rir mais e não me levar tão à sério. Só por isso, acho que a passagem do tempo já me fez um grande serviço. 

Os textos eram de 2007, nessa época eu era o único dos três a ter filhos. Os meus eram bebês. Hoje, meus dois cúmplices têm seus bebês e eu tenho dois adolescentes. Um já foi ao bloco sozinho e eu, com o coração na mão, nada tinha a fazer, a não ser enchê-lo de hora em hora para saber o paradeiro. 

Tenho a impressão  que fiquei nostálgico porque minha filha cortou o cabelo. Ela resolveu aparar as madeixas e o lindo cabelo encaracolado que ia até a cintura agora está acima dos ombros. A decisão do corte radical foi dela. Com toda independência e empoderamento dos 13 anos foi ao cabeleireiro sozinha, conversou com a profissional que faria o corte e pronto. 

Talvez eu estivesse mais apegado ao comprimento do cabelo do que ela mesma. A mãe disse que apoiaria a decisão que ela tomasse sobre o cabelo. Quando a busquei no balé, ela já estava com o cabelo curto. Ficou linda. Mas foi mais um signo a representar a passagem do tempo. 


Aquela moça estava ali, com o cabelo do tamanho que decidiu, orgulhosa, se acostumando com as novas formas de pentear as madeixas. Como será daqui a mais de 10 anos quando olhar as fotos de seu novo corte? Impossível saber. Pelo menos ela não usa ombreiras e nem pochete. Só isso já vai garantir que sinta menos vergonha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário