sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A sexta-feira 13 e o ônibus com data errada

Estava parado no compulsório engarrafamento na rua Jardim Botânico, em frente ao Parque Lage. Quem passa por ali, sabe que sempre há um congestionamento para chamar de seu no trecho. 

Enquanto aumentava o volume do rádio para cantar junto o flashback de “Como nossos pais”, na interpretação arrebatadora de Elis Regina, me assustei com o lettering (aquelas letrinhas que ficam correndo) do ônibus 538. O ônibus me desejava bom dia e me informava que estávamos à meia-noite do dia 23/08/2000. 

Recentemente assisti à série Manifest, aquela que os passageiros embarcam na Jamaica em 2013 e chegam a Nova York em 2018. Repentinamente imaginei que meu carro tinha passado por fenômeno inverso, em vez de ir para o futuro, voltava ao passado. Aliás é um C3, não um De Lorean (piada nerd). 

Logo conferi meu telefone e vi que a hora era 15h25m da sexta-feira 13 de dezembro de 2019. Então, tratava-se apenas de um bug tecnológico do ônibus. Mas de qualquer forma, pensei em mim no dia 23 de agosto de 2000. 

A primeira coisa: estávamos no século passado. É, talvez você tenha esquecido, mas o século só virou no Réveillon de 2000, para 2001. Outra coisa importante, eu tinha menos de 30 anos. Clarice Lispector com a mesma idade já tinha escrito Perto do Coração Selvagem, O Lustre e Cidade Sitiada, três romances. Eu tinha participado de um especial sobre os 50 anos do Maracanã. 

Por falar nisso, o Brasil era apenas tetracampeão, o Flamengo era só penta brasileiro e o Zico era mais novo do que eu sou atualmente. O time da moda era o Vasco, que naquele ano se sagraria campeão Brasileiro e da Mercosul, mas tinha sido vice carioca perdendo para o Flamengo é vice-mundial derrotado pelo Corinthians. 

O Flamengo atrasava salários, o Fluminense subira da série C diretamente para a A e o Botafogo, bem, o Botafogo estava num marasmo depois de conseguir alguns títulos importantes na década.  A campeã do carnaval carioca fora a Imperatriz Leopoldinense, em 2019 a escola foi rebaixada. 

Em 2000, as Torres Gêmeas estavam de pé e o maior problema do presidente americano foi ter sido infiel à mulher no Salão Oval com a estagiária. Donald Trump era apresentador de TV, Jair Bolsonaro era deputado do baixo clero e Carlos Bolsonaro tinha 18 anos. Em vez de Facebook tinha Orkut, em vez de WhatsApp, Teletrim. Dava mais trabalho espalhar fake news. 

Eu começara a namorar minha mulher e ainda não sabia dirigir. Não era professor, era um repórter com pouco mais de três anos de carreira no rádio. Tudo era diferente em 23 de agosto do ano 2000. Tudo, mais ou menos, o trânsito na Jardim Botânico, em frente ao Parque Lage,não mudou nada, talvez tenha gente engarrafada lá desde 23/08/2000. 

4 comentários:

  1. Ótimo texto, meu amigo. E eu fiquei pensando aqui se pesquisou esses dados da época ou simplesmente lembrou, o que é bem possível... rs

    ResponderExcluir