sexta-feira, 21 de junho de 2019

Flordelis e os ídolos com pés de barro

Há um desmoronamento do ministério da pastora Flordelis. O assassinato de seu marido, o também pastor Anderson do Carmo, pode levar a uma trama que envolve alguns dos 55 filhos do casal. Flordelis ganhou notoriedade ao se tornar tema de um filme em 2009 que contava sua história. O filme era Flordelis - Basta uma palavra para mudar. Na obra ela contava sua história de luta para resgatar menores que eram recrutados se pelo tráfico. 

Flordelis tem uma igreja e uma carreira de sucesso como cantora gospel, isso alavancou sua campanha na última eleição e ela chegou à Câmara dos Deputados com quase 200 mil votos. 

De fenômeno eleitoral ao assassinato de Anderson do Carmo, a vida de Flordelis virou de cabeça para baixo. As últimas informações são devastadoras. De acordo com um dos filhos, a pastora teria envolvimento na execução do marido. Este filho ouvido pela polícia teria dito que foi teatro a reação entristecida de Flordelis no sepultamento. 

Que a polícia investigue e descubra o que realmente ocorreu para que a pastora não seja condenada injustamente ou se safe de um crime em que se envolveu. Uma coisa porém é certa, não havia harmonia e perfeição na família construída por Flordelis. 

A adoção de 51 filhos me desperta sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que parece ser uma atitude de bondade, os dividendos políticos e comerciais que trouxeram para a parlamentar sempre me colocaram uma pulga atrás da orelha. 

Ao participar do Manhã Paradiso, com Roberto Canazio, ouvi da Heloisa Paladino a história de um outro casal que adotou vários menores numa iniciativa parecida com a de Flordelis, mas nesse caso, os dois evitaram sempre  a notoriedade. Posso estar enganado, aliás, torço para estar enganado, mas nunca acreditei muito na história de Flordelis. 

Ao avaliarmos as informações obtidas até agora do assassinato de Anderson do Carmo, a família amorosa parece “não ser proveito, ser pura fama”, parafraseando Caetano Veloso. Um dos grandes problemas é o gosto amargo que o caso coloca na boca das pessoas de boa-fé que compraram o projeto Flordelis. A mulher batalhadora, vencedora e com o coração enorme. Até que o assassinato seja esclarecido, as pessoas vão ficar com a sombra do engodo a nublar seus julgamentos. 

Ao permitir que as pessoas nos coloquem em pedestais heróicos, tiramos do nosso caminho a possibilidade de falhar. Heróis são humanos alçados ao papel de deuses. No entanto, enquanto humanos, são falíveis. Professar religião A ou B não faz do ser humano um santo. Flordelis parece seguir o caminho para se tornar um ídolo com pés de barro. Até quando continuaremos a acreditar em heróiis?



Nenhum comentário:

Postar um comentário