sexta-feira, 20 de julho de 2018

Gol da Rádio SRZD

A Rádio SRZD dá mais um passo em direção ao futuro das transmissões esportivas. Com a narração de Marcelo Gomes, o ouvinte acompanhou Santos X Palmeiras, na estreia do projeto na terra da garoa. Um dos comentaristas é Paulo Massini. Marcelo e Massini faziam parte da excelente equipe de esportes da CBN em São Paulo, montada por Álvaro Oliveira Filho. 

Marcelo Gomes é um monstro, que narra qualquer esporte com maestria. O conheci durante a cobertura do PAN de 2007. Vi Marcelo narrar em um só dia partidas de basquete, vôlei e futebol com a mesma competência. 

Paulo Massini é um comentarista crítico, com tiradas sensacionais. Ou seja, tanto no Rio, quanto em São Paulo, a Rádio SRZD conseguiu reunir grandes  talentos para esse momento em que os desafios do rádio se mostram enormes. 

A disposição para inovar do Sidney Rezende é antiga. Desde a Panorama Brasil, quando ele, Marco Antônio Monteiro, Patrícia Mauricio, entre outros, ousaram fazer uma programa jornalístico em FM, num projeto que precedeu o formato da CBN.

A Rádio SRZD é uma tentativa de abrir o mercado. Como qualquer empreendedor, ele luta com todas as dificuldades de uma país em crise, mesmo assim, insiste. “Estamos inovando, se estamos no caminho certo, o tempo dirá”. 

O caminho para as transmissões esportivas no rádio está nas plataformas digitais. Não há mais mega audiências no dial. O veículo tradicional está passando por transformações. Não é segredo que a internet é um caminho para que o jovem se aproxime do universo radiofônico. Além do que, fazer uma rádio online, pode significar pluralidade nas vozes da sociedade. As concessões, muitas vezes usadas como moedas de troca política, não podem ser a única forma de ter um canal para falar com o público. 

Como a Rádio SRZD, que transmite futebol, carnaval e notícias, há exemplos como a Rádio Arquibancada, especializada na cobertura de carnaval, tocada, entre outros, pelo meu contemporâneo de faculdade Anderson Baltar. Quem gosta dos desfiles das escolas, escolhas de samba enredo e bastidores  tem um amplo cardápio  na web. 

Torço pelos excelentes profissionais que fazem a Rádio SRZD e torço também pela janela de possibilidades aberta para o mercado dos radialistas. “Vamos vencer, ou pelo menos vamos acender uma luz de vela para o caminho que os outros construirão”, disse- me Sidney, confiante e realista. 

Que o exemplo da Rádio SRZD inspire outras iniciativas. Projetos que abram mais postos de trabalho e aumentem o espectro de opiniões disponíveis na sociedade brasileira. Que o rádio mostre poder de renovação e de reinvenção, transmitindo em novas plataformas e em novos formatos. Para saber mais sobre a rádio clique no link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário