quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

O descaso está matando os peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas

Está acontecendo mais uma mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na tarde desta quinta-feira para fugir do transito infernal na Epitácio Pessoa, fui à pé de Ipanema ao Humaitá. Ao passar nas proximidades da curva do Calombo me deparei com um tapete de peixes mortos. 

Conversei com dois pescadores que olhavam desolados a fonte de seu sustento se perder. Eles me disseram que o canal do Jardim de Alah está fechado. Com isso, não há renovação no oxigênio da Lagoa. O resultado é o desequilíbrio do bioma. 

Mortandade de peixe não é novidade na Lagoa, no entanto, os pescadores me disseram que vinham alertando a empresa que o problema ambiental estava prestes a acontecer. Como resposta eles ouviram que era bom que morresse peixe mesmo, pois eles estão sem receber. 

No último dia 4 de dezembro o Jornal O Globo fez uma reportagem mostrando que o canal estava assoreado e dragagem, serviço de responsabilidade da Fundação Rio Águas,não estava ocorrendo. 

O mau cheiro já pode ser sentido e se não se tomar alguma providência os danos ambientais só tendem a aumentar. Enquanto cenário, o Rio continua lindo, mas como cidade, todos estão repletos de razão ao reclamar. Cadê o prefeito? Cadê o governador? Estamos abandonados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário