quinta-feira, 28 de junho de 2018

Um ano de Nova Rádio Globo


As rádios do Rio de Janeiro fizeram alguns gols contra nesta Copa do Mundo. É lamentável que Globo e Tupi não tenham enviado locutores para Rússia. Os locutores estão no chamado geladão, fazendo a transmissão assistindo pela TV. Para se ter uma ideia, na Copa do México, em 1986, Haroldo de Andrade apresentou seu programa de lá. Uma Kombi fazia as vezes de carro de som e os brasileiros que acreditavam na repetição do triunfo de 70 se sentiam mais perto de casa.

Fundamentalmente, a Rádio Globo demonstrava pujança e relevância no mercado publicitário. Esta primeira fase da Copa coincide com o primeiro ano no ar da Nova Rádio Globo. E então, por dever de ofício de professor, decidi acompanhar França e Dinamarca pelo rádio. Fiquei impressionado com uma coisa. Não ouvi nenhum, isso mesmo, nenhum comercial na transmissão da Rádio Globo. Chamadas dos programas, um excelente quadro O dia na música, mas comercial não tocou. Coloquei na Bandnews. Se não perdi as contas, havia cinco anunciantes, ou seja, cinco cotas de patrocinadores.

Como o jogo era 11h, a Tupi manteve sua estratégia de não alterar a programação por causa das partidas. A exemplo do que fez em 2014, a Tupi escolhe quais jogos vai transmitir. Por isso, não pude comparar com a carga comercial da Globo.

Gostaria de entender como o mesmo produto, futebol, no mesmo veículo, o rádio, tem realidades tão distintas. A cadeia Bandnews/Rádio Bandeirantes conseguiu patrocínios e a cadeia Globo/CBN não. Podemos pensar em algumas coisas. O preço cobrado pelas cotas, talvez as emissoras da família Saad tenham jogado os preços lá embaixo e conseguido vender as cotas. Outro fator que pode ter favorecido a Band é o fato da força da empresa ser no mercado de São Paulo, mais aquecido do que o carioca em muitos sentidos, principalmente no comercial. (Nota, a Globo obedece uma determinação da FIFA que não pode ter anúncio durante a bola rolando. Como o intervalo é uma zona cinzenta, não é bola rolando, mas está no meio do jogo, talvez a emissora tenha optado por não colocar os anúncios. Feita aqui a observação, para não cometer injustiças, de qualquer forma a taxa de ocupação de breaks ainda prevê baixa). 

A Rádio Globo opera em São Paulo na frequência FM há menos de um ano. Os números ainda não se firmaram, logo, o produto pode não estar atraente para os anunciantes. Uma das âncoras da reformulação da Rádio Globo era a FM em terras paulistanas. A escolha da voz padrão da emissora, inclusive, parece ser proposital. Para quem não é do meio, voz padrão é aquela voz que faz todas as locuções institucionais da emissora. Dirceu Rabelo, por exemplo, é a voz padrão da TV Globo.

Depois de quase um ano do projeto da Nova Rádio Globo estar no ar, há pontos positivos a se destacar. Carolina Morand dá mais credibilidade ao Café das 6. Fernanda Gentil empresta muito carisma ao Papo de Almoço. Às vezes, ela esquece de fazer referência a quem está falando, mas é algo que a rodagem vai corrigir. O Pop Bola continua bom, mas a audiência no dial sofre problemas por causa dos números ruins do jornal das 5 da tarde, apresentado por Rosana Jatobá. O investimento do Pop Bola na Internet é interessante e acertado. O Globo Esportivo com Marcelo Barreto também é um bom programa.  

No entanto, percebo que o problema de poucos anunciantes na Copa se reflete no restante da programação. Não faço ideia dos números da empresa e em nome dos muitos amigos que tenho por lá, espero que a emissora tenha lastro para aguentar o que parece ser falta de verbas publicitárias. Acredito que um projeto deste tamanho deve ter recebido um voto de confiança dos donos. Não sei qual foi o prazo dado para que a reformulação comece a dar resultados. Um ano para mudar a percepção de outros 73 é pouco. Não sei se na frieza das finanças, essa desproporção temporal vai ser levada em conta na hora de decidir pela continuidade do projeto.

A Globo escolheu mudar de segmento por falta de resultados financeiros. Era necessário fazer algo. Trocou um segundo lugar, no qual às vezes beliscava o primeiro, para brigar com a JB, estabelecida como líder das rádios adulto/contemporâneas. Só o tempo, esse agente misterioso e insondável, será capaz de responder se o caminho foi o certo.

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