sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Para os que vão à praia em dias de chuva

Esse é o quadragésimo sétimo dia de finados que presencio. Cresci ouvindo que  a possibilidade de chuva era certa. Gostaria de um levantamento para saber em quantos destes foi confirmado o tempo chuvoso. Diz a lenda que é o céu chorando pela falta de tantas pessoas amadas. 

Assim como aconteceu diversas vezes comigo, a chuva frustrou os planos de praia do meu filho. É bom aprender a lidar com derrotas. Chove insistentemente. Ele olha para a janela, pragueja a ruína do seu programa e pensa no que fará como opção. 

O que para ele é mau tempo, para muitos é uma chuva ansiosamente esperada. Porque com tanta gente no mundo, não é possível que todos odeiem ou aprovem a chuva. “Toda unanimidade é burra”, escreveu Nelson Rodrigues, que era tido como representante da direita, mas dado o revisionismo histórico, ainda acaba filiado PCO. 

Logo, conversei com meu filho que os dias chuvosos passam e a gente pode ir à praia. Ele quer ir mesmo assim. Tem os que acabam indo mesmo com chuva. Nesses dias, a praia fica mais vazia. Em muitas oportunidades, a água do mar fica até quentinha. Estabelece-se uma relação de cumplicidade entre quem foi à praia. 

Quem passa pela orla e vê na praia as pessoas têm pensamentos diversos. Há os que enxergam loucos. Outros chamam de desocupados. E tem quem inveje à disposição pela opção diferente. Alguns passam a considerar ir à praia em dias de chuva, porque não estarão sozinhos. 

Combater a chuva ou os moinhos de vento exige um pouco de loucura. Ajuda a manter o espírito aguerrido. Quando vamos à praia em dias como hoje a chuva fina e fria desanima. Mas abre opções e joga longe a opção binária- choveu, fica em casa - abriu o sol, vai à praia. 

Além disso, presenciar a chuva no dia de finados é sinal que você está por aqui. Tendo em vista, que sob a minha perspectiva, passei pela possibilidade de ser homenageado, acho que é um lucro danado passar por dias chuvosos. 

E por falar nisso, só tenho a agradecer pela onda de carinho na qual fui envolvido após um comentário nas redes sociais ter levantado a ira de alguns. 

Para que não fiquem dúvidas: é muito difícil ir à praia em dias de chuva. Mas a gente vai. Só tem que tomar cuidado, porque, dependendo da tempestade, os raios podem até matar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário