domingo, 9 de setembro de 2018

Feliz 1968!


Ando criando fantasmagorias em meus pensamentos. O fenômeno pode estar diretamente ligado às minhas recentes leituras sobre Walter Benjamin. Além destas, ando lendo textos de Baudelaire, pensando em modernidade e no exercício de caminhar e observar, com a pretensão de me tornar um flâneur. 

Vamos deixar as observações alemãs e francesas de lado e trazer os fatos para o calçamento tropical desta nossa cidade. Aliás, o exercício do flâneur ficaria difícil no Rio. Um simples detalhe o impede: se você caminhar observando os tipos, as fisionomias e as modas pode torcer o pé num buraco. Quase me torno estatística das calçadas mal cuidadas pelo prefeito. Cheguei a virar o pé, mas com uma insuspeita agilidade, livrei-me de contusão mais grave. 

Voltando às fantasmagorias, estava ouvindo Caetano Veloso no Spotify. Na pós-modernidade, equipamentos de última geração nos possibilitam a volta ao passado. Pois bem, estava ouvindo “Enquanto seu lobo não vem”, composição do ano de 1968. Nela Caetano, Rita Lee e Gal Costa cantam que iriam passear na Avenida Presidente Vargas enquanto seu lobo não vinha. Poderia ser uma fábula infantil ou uma referência à Passeata dos 100 mil enquanto a repressão não piorasse. Bem, cada um escuta a música como quiser. 

No momento em que ouvia o refrão "Presidente Vargas", dei de cara com um Volkswagen, modelo Variant, amarelo. A fantasmagoria foi ficando completa. O carro foi produzido no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970. O veículo que vi devia ser do ano da música que eu ouvia. 

Na sequência da minha playlist, vinha Tropicalia. A música também é de 68. Foi quando resolvi dar uma olhada no noticiário. A volta ao passado foi ficando completa. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o comandante do Exército, General Eduardo Vilas Boas, disse que a instituição está preocupada com a legitimidade do próximo presidente eleito. Olhei a data da reportagem para ver se estava na seção “Há 50 anos”. Não estava...

Fui conferir o noticiário internacional e li a manchete: Governo dos EUA manteve reunião com opositores da Venezuela que queriam dar um golpe. Eu que achei ao sair na portaria do meu prédio estava ganhando a rua, estava prestes a me convencer que entrara num portal que me transportara a outra época. 

Antes que eu pudesse me desesperar, olhei para baixo e vi meu tênis, um modelo cor laranja. Pensei que em 1968 não sairia com um calçado daquela cor. Além do que, vi várias camisas laranja, no que parece ser a cor do momento na Zona Sul do Rio. No meu caso, a cor do tênis não tem conotação política, já nas camisas.... Mas isso é papo para depois. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário