sábado, 18 de agosto de 2018

Caminhar olhando pra cima pode fazer tropeçar

As caminhadas na esteira da clínica de reabilitação cardíaca me colocam em contato com meu pensamento. Na impossibilidade de explorar novas fronteiras geográficas, pois se anda sem sair do lugar, sobra viajar para dentro de mim. 

Fone no ouvido, por dica de uma das profissionais que atendem lá, vou escutando musicas que me remetem à adolescência e ao início da idade adulta. Talvez as outras pessoas achem estranho o meu abrir e fechar de lábios, cantando sem emitir som. 

No meio de uma das sessões, fiquei olhando para o teto da academia, uma das luminárias me chamou atenção. Não havia nada especial, era só o olhar perdido enquanto ouvia música. Eis que de repente pensei numa metáfora. Perdão, ela vai ser barata e vã, mas acho necessária em nossos dias. 

Um dos motes das religiões que querem se misturar com a política é a venda de indulgências, ou seja, você conseguirá a vida eterna se seguir os preceitos delas por aqui e mirar o céu. 

Ao mirar o céu, empina-se o nariz e perde-se o foco na estrada. Você vai olhando pra cima sem perceber onde coloca os pés. Tal atitude reserva armadilhas, por exemplo, na esteira em que eu fazia exercícios, quase pus um dos pés na parte fixa enquanto olhava a luminária. Seria queda na certa. 

Na esteira, como na vida, o olhar fixo para o céu priva você de entender as particularidades do caminho. Essas dificuldades podem ser um buraco, uma poça ou a parte fixa da esteira de exercícios. 

A Bíblia, livro mais em voga do que a Constituição nessas eleições, nos explica que o céu é um bom lugar, mas até chegar lá, tem muita coisa para se fazer por aqui. Aliás, na Bíblia há outras passagens importantes, que os candidatos que a usam poderiam ler. Jesus não permitiu que uma prostituta fosse apedrejada, expulsou vendilhões do templo e repartiu pães e peixes. 

Jesus manda a oferecer a outra face e não que os cidadãos andem armados para se proteger. E olha, que no tempo dele um rei mandou matar as crianças que tivessem menos de dois anos. 

Uma aluna querida me disse uma frase debochada, que me fez rir e refletir: “Jesus é um cara legal, o problema é o fã clube”. A julgar pelo que temos visto, com a Bíblia sendo levada até para debate presidencial, a piada se mostra perfeita e cruel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário