quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Meus 10 shows inesquecíveis

Resolvi retomar o blog com alguns temas amenos. Até acabar esta série, tentarei evitar as discussões políticas. Vou enumerar 10 shows, 10 músicas, 10 discos, 10 filmes, 10 atores, 10 atrizes, 10 cantores e 10 cantoras que fizeram minha vida mais leve. Já que falar de política está dando o maior galho, vou apelar para falar de cultura. Peço perdão aos leitores nascidos a partir da década de 90, fiquem à vontade para fazer sua lista na parte de comentários. 

Bem, esses são os grandes shows que eu fui, recorrendo puramente à memória afetiva:

10° lugar - Legião Urbana, era num evento chamado Alternativa Nativa, foi no Maracanãzinho em 1988. Inesquecível para mim foi  o Renato Russo cantando Eu sei (sexo verbal não faz meus estilo). 

9º lugar - RPM, também no Maracanãzinho, em 1986. A lembrança mais forte é cantar Revoluções por minuto com toda a força que os 15 anos permitiam. 

8º lugar - Cassia Eller, no Jazzmania, bem,  esse não lembro o ano. Ela era acompanhada por um guitarrista e um baixista. Mesmo com acompanhamento tão econômico, o que ela cantava era pesado e preenchia qualquer palco. 

7º lugar - Paralamas Acústico, Canecão, 1998. Vestidos de vermelho, com a participação o guitarrista da Legião. Dado Villa-Lobos, eles fizeram um show inesquecível. Destaque para aa versões de Feira Moderna e Que país é esse. 

6º lugar - Toninho Horta e Lô Borges, no Circo Voador, 1989. Fui ao show sozinho, assisti me segurando nas estruturas metálicas do Circo. Chorei muito quando eles tocaram Manuel, o Audaz. 

5º lugar - Lulu Santos, Canecão. Na verdade, Lulu Santos no Imperator, Lulu Santos no Metropolitan... O show do Lulu é o mesmo há 30 anos e a gente canta o o tempo todo. 

4º lugar - Milton Nascimento, no Maracanãzinho, 1987. Ainda choro ao cantarolar “porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos e sonhos não envelhecem”. 

3º lugar - Nana Caymmi, dezembro de 1994. Ela estava fazendo temporada no People, uma casa noturna mítica nos anos 80 e 90 no Rio. Depois do enterro de Tom Jobim, a classe artística se dirigiu para lá. Eu era assistente de produção da casa e tive o privilégio de testemunhar uma interpretação pungente e única da Nana para Modinha, parceria do maestro com Vinicius de Morais. 

2º lugar - Chico Buarque, Canecão, 1994. O primeiro show do Chico que a gente vai não esquece. Ainda mais se no bis ele mandar nove músicas. Foi tanta música, que a banda teve que repetir Quem te viu, quem te vê. 

1º lugar - Caetano Veloso, Praça da Apoteose, 1986. Caetano fazia uma temporada de voz e violão com o disco Totalmente Demais. O show era sensacional e para torná-lo inesquecível, num determinado momento, o público foi brindado com uma canja tão especial, que hoje parece até inacreditável. Subiram ao palco Chico Buarque, Milton Nascimento e a diva argentina Mercedes Sosa. Os quatro cantaram Volver los 17. “Se va enredando enredando, como en el muro la hiedra. Y va brotando, brotando, como el musguito em lá piedra, como el musguito em la piedra. Ay si, si, si”

Abaixo está o link com a versão da música exibida no programa Chico & Caetano, da TV Globo. Aqui, com a participação de Gal Costa, que não estava na versão ao vivo. A tecnologia chegou tarde. Queria ter registrado o encontro mágico na apoteose, mas em 1986 aí da ouvíamos disco de vinil, usávamos mullets e tínhamos videocassete. 



Faça a sua lista aí embaixo. Amanhã vou falar das 10 músicas que me tocaram. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário