domingo, 19 de novembro de 2017

Carta para minha mãe


                                                       



Oi mãe, tudo bem? Ontem foi seu aniversário e me deu um aperto danado no peito de não conseguir ouvir sua voz. Queria contar umas novidades.

Sua neta, a Clara Maria está grande, foi a uma festa sozinha. Deixei na porta e passei para pegar. Tem gente  que diz que ela parece com a senhora.

Nossa, mamei até os 4 anos e apesar dessa intimidade, não consigo chamar a senhora de você. Mãe, acabo de perceber uma coisa, no momento que escrevo essa carta, faltando seis meses para fazer 47 anos, tenho a idade que a senhora tinha quando eu nasci. Nossa mãe, não consigo nem imaginar isso, na minha idade ter um bebê para cuidar.

Ah, mas a senhora era forte e corajosa.  Depois de vir para o “sul maravilha” viúva e com 7 filhos, arrumou mais um quando já era avó. Sei o que é empoderamento feminino há muito tempo.

Voltando a falar da Clara Maria, ela gosta de dançar como a senhora me contou que gostava quando era menina. Bem, ela é faladeira que nem a senhora. Neste sábado cantou parabéns pra vovó. Ela tem o cabelo quase tão preto quanto o meu era antes de começar a ficar branco.

O Pedro está do meu tamanho e tem a voz mais grossa do que a minha. Eu era mais bagunceiro, acho que dei mais trabalho para a senhora do que ele a mim. Ah, ele se perdeu na praia assim como eu. Lembro da bronca que eu levei naquele dia até hoje.

A Ana Cláudia rezou pela senhora ontem. Ela é aquela mulher que a senhora me disse que ela seria, amorosa, cúmplice e uma grande mãe. Sou cercado desde sempre de mulheres fortes e determinadas. Ainda bem, o que seria de mim sem vocês.

Mãe, nunca é demais lembrar: eu te amo. Nossa, falei diversas vezes isso. Eu tinha medo que a senhora esquecesse, ou quando a senhora partisse,  eu não tivesse dito o suficiente, então falava muito.

Mãe, se der, olha pra gente ai de cima. A Quitéria estava com saudade e foi correndo encontrar a senhora há 4 anos, mas a gente quer ficar aqui por mais tempo.

Perdoe-me pelas vezes que ainda desobedeço algumas orientações que a senhora me deu com as melhores intenções. Continuo deixando as coisas para última hora, essa carta por exemplo era pra ter saído ontem.  A vida é assim, a gente tenta ensinar os filhos com nossos erros, mas eles aprendem cometendo os deles.

Tenho saudade de comer aquele bolo de feijão com farinha amassado pelas suas mãos. A senhora não vai acreditar, estou comendo até rabada, só não consigo encarar bife de fígado, isso não mudou.

Mãe, acho que entendi aquela conversa que a senhora teve comigo quando tinha 71 anos. Se a senhora não se lembra, vou reavivar. É aquela em que a senhora disse: “me olho no espelho e ainda vejo aquela menina de 17 anos”. É mãe, apesar de todas as provas que o espelho e meu corpo tentam dar em contrário, ainda me vejo com 13, 14 anos no máximo.

Agora tem esse negócio de blog, algumas pessoas vão ler a carta, não é violação de correspondência, não fique envergonhada.  Estou escrevendo só para dizer mais uma vez que a amo muito e que sinto muita falta. Nos meus sonhos ainda deito a cabeça no seu colo  e adormeço com seu cafuné.

Beijos

Júnior

11 comentários:

  1. Que mãe bacana. É muita sorte ter uma matriarca dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo, Fernanda. Ela era uma guerreira. Acho que é a história da Senhora do destino amplificada. Bj

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Que carta linda pra sua mãe,me emocionei em cada palavra que li.

      Excluir
  2. Não preciso dizer que me emocionei, né? Ainda mais nesse momento. Lindo texto, lindas memórias. Um abraço cheio de carinho!

    ResponderExcluir
  3. Como não se emocionar? A Clara é mesmo parecida com ela!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!! Como não se emocionar com essas palavras? Elas me remeteram às pessoas que, assim como sua mãe,me ensinaram tanto e que também deixaram saudades.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto, Cresinho (posso chamá-lo assim?)! Descreve sua mãe como realmente ela era, mulher de fé, coragem e determinação! Ffelizes aqueles que tem saudades e boas recordações de seus pais!
    P.S. Apareça! Temos saudades de você e vontade de conhecer sua família

    ResponderExcluir
  6. Emocionante Creso. A Clarinha tem sim as feições muito semelhantes às da sua mãe.

    ResponderExcluir