quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Futebol e casamento




O dia era 27 de maio de 2001. Eu fui à Igreja de Santa Margarida Maria, na Lagoa. Era dia do meu “curso de noivos”. Uma manhã em que você escuta palestras sobre a boa convivência e harmonia. Manual de instruções para o casal levar o casamento à sério. Eu me casaria em um pouco mais de um mês e essa era uma das burocracias a se cumprir. 

O curso durou das 7h da manhã às 13h. Na saída, minha futura mulher iria almoçar com a mãe. Eu não podia, tinha outro compromisso. Flamengo e Vasco fariam a finalíssima do Carioca. Depois de 2 anos, um fortíssimo time do Vasco, último campeão brasileiro, tentaria dar fim à sina de perder finais para o rival. 

A primeira partida tinha sido 2 a 1 para o Vasco o que obrigava o rubro-negro a vencer por dois gols de diferença. Essa partida de 20 de maio ficou marcada para mim. Estava fazendo o “falecido” amarelinho do lado de fora do Maracanã. Era uma época, digamos, de “litígio” da torcida do Vasco com o Grupo Globo. Ao passar pela rampa da UERJ, torcedores de uma facção jogaram pedras no nosso carro. 

No domingo seguinte não consegui ingresso e fui na Tribuna de Imprensa. Fato que impede arroubos de torcedor. Você podia no máximo chutar a cadeira e apertar as mãos, desde que discretamente. Bem, a movimentação do placar é histórica. O Flamengo faz 1 a 0 e ainda no primeiro tempo o Vasco empatou. 

Paulo Júlio Clement era o gerente de Esportes do Sistema Globo de Rádio na época. Com aquela fina ironia e o sorriso debochado me disse: “hoje vai ser difícil para o seu time”. Por amizade e respeito não fiz considerações sobre seu comentário naquele momento. Mas ruminei coisas bem feias para lhe dizer por causa da pilhéria. 

O Flamengo foi pra cima no segundo do tempo. Fez 2 a 1. O gol reacendeu a esperança na torcida. E eu contido pela liturgia da Tribuna nada podia fazer. 

Eis que aos 43 do segundo tempo. Surge uma falta distante. O Pet ajeita. Na Tribuna, atrás de mim estava um jornalista vascaíno. Ele ficou o segundo tempo inteiro dizendo que estava com o mesmo casaco do jogo em que o Vasco venceu Flamengo com p gol do Cocada. 

Quando o sérvio se preparava para bater a falta, o jornalista/torcedor jogou o casaco na cadeira e num mal presságio emendou: “Rodrigo Mendes de novo, não”. Nota para quem não acompanha futebol. Rodrigo Mendes é um daqueles heróis improváveis do futebol. No campeonato de 99 ele bateu mal uma falta, a bola desviou na barreira e tirou qualquer chance do goleiro do Vasco defender. O lance deu o título ao Flamengo. 

Voltando ao dia 27 de maio de 2001. Pet bateu, a bola entrou. Eu estava tão nervoso, que percebi o destino do chute quando a torcida atrás do gol se levantou. Naquele momento, não houve liturgia na Tribuna que resolvesse a empolgação dos rubro-negros. Esse que vos escreve se ajoelhou, abraçado a outros. 

Paulo Júlio passou por mim e com o sorriso debochado manda: “coisa feia, jornalista”. Riu e vai embora. Apesar de tricolor apaixonado, ele não revelava seu time em palestras ou nas redes sociais. Não queria ser importunado por isso.

PJ quis me levar para a equipe de esportes da CBN, mas eu iria me casar e não estava com disposição de abrir mão dos meus domingos. No entanto, sempre que precisava, ele me acionava para cobrir folgas e férias. 

Profissionalmente, nosso último contato foi quando mediei uma mesa sobre futebol na PUC. Sempre tinha notícias dele pelo Claudio Henrique e pelo Giovanni Faria   

Resolvi compartilhar essa história porque ela mostra quem era o Paulo Júlio, um cara espirituoso e com tiradas engraçadas, além de tudo, um cara competente e do bem.
 


Uma pessoa que faz muita falta nesses tempos em que o humor é artigo raro nas relações humanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário