sábado, 12 de maio de 2018

Estou de volta depois de um infarto

Amigos, tive um infarto. Na verdade, o corpo já vinha me dando reiterados avisos. Mas eu ainda me achava imortal. Pensava ter o controle sobre a situação. Imaginava que os quase 40 quilos acima do meu peso sumiriam no momento que eu quisesse. 

Este foi o motivo para as férias forçadas deste blog. Bem, estive perto de uma parada definitiva nas publicações, logo, não foi qualquer coisa que me fez interromper as atividades neste espaço. 

Pois bem, a perda dos quilos não virá num passe de mágica. Minha relação compulsiva com linguiças, corações de galinha, queijo e carne com muita gordura se mostrou bandida. 

Comi um sanduíche de queijo com linguiça, subi três lances de escada e passei mal. Sentei numa sala de aula e pensei que conseguiria assistir. Não deu.

Graças à minha mulher, desisti de pegar o carro para me dirigir a um hospital. O serviço médico da PUC salvou minha vida. 

Lição aprendida. O médico da PUC me fez mastigar dois comprimidos de AAS. Isso ajudou a dar uma compensada na minha pressão que estava 18X9. Lembro que ele me perguntou o que eu estava sentindo. Respondi: “medo, estou apavorado”. 

Cheguei ao Copa D’Or num tempo improvável, no trajeto Gávea-Copacabana. Se você quiser, acredite em sorte. Eu prefiro acreditar que foi Deus. O fato é que o mar de carros se abriu. Ainda bem que não foi no dia do protesto dos taxistas, talvez não chegasse a tempo. 

No hospital, fui prontamente atendido. Eletrocardiograma e Ecocardiograma não detectaram a lesão. O veredicto veio no exame de sangue. 

Na emergência fiquei com o olhar fixo na tela que informava meus batimentos e minha pressão. A pressão marcava a estabilidade em torno de 14x9. Os batimentos não baixavam de 110. Quando o médico disse que eu estava infartando, os batimentos passaram de 120. A verdade é que pensei em morte. Senti uma raiva enorme de mim. Como fui permitir que meu corpo chegasse àquele estado. Pensei nos meus filhos e que talvez não os visse mais. 

Nesse momento, monitorado com remédios na veia até para alma, corria menos risco do que antes. No entanto, a literatura cotidiana é pródiga em homens obesos, na faixa etária dos 40 que não sobreviveram aos infartos. 

O exame de sangue constatou que uma enzima estava 16 vezes mais alta do que deveria. Numa das principais artérias, chamada circunflexa, havia 80% de obstrução. Um cateterismo e um stent tornaram este texto possível. 

A vida me deu uma segunda chance. Sinto-me obrigado a aproveitá-la. Ainda tenho dois filhos para criar e ancorado no amor e companheirismo da minha mulher, não posso aprontar essa sujeira de abandonar o barco tão cedo. 

Será uma dura batalha. Tenho que refundar meu estilo de vida. Mudar hábitos há muito adquiridos.  

O apoio que recebi dos meus amigos me deu muito ânimo. Foi uma rede de amor e carinho. Eu ainda estava infartando e o Márcio me acalmou na emergência, ao dividir comigo a experiência de alguns cateterismos bem sucedidos que o pai fizera, o Mauro Silveira me confortou com a experiência de quem passou por um problema cardíaco mais grave do que o meu. 

Não será fácil, mas tenho certeza que a luta será com muito apoio. Esse texto é um agradecimento de alguém que poderia não estar mais por aqui, mas levou o jogo para a prorrogação com um gol aos 48 do segundo tempo. 

O dia 7 de maio passou a ser meu segundo aniversário. Tenho outras lesões nas artérias, mas essas vou controlar com remédios. Quem sabe ainda corro a maratona do Rio, subo o Everest ou atravesso o Saara no lombo de um camelo. 


Se não der para fazer isso tudo, quero tirar mais vezes minha bicicleta da garagem, aproveitar o pôr-do-sol e ficar muito tempo por aqui com minha mulher, meus filhos, meus irmãos de sangue e da vida. 

10 comentários:

  1. Que bom que teve prorrogação! Agora, muito treino pra ser campeão! Na torcida por vc, amigo! Bj

    ResponderExcluir
  2. Cresinho Vamos organizar um passeio ciclístico na lagoa comemorando a vitória! É o convite para o Everest ou atravessar o saara eu passo, faço a meia maratona contigo, por você faço até a maratona.
    Além da sua família mais próxima, sua família extendida tb te ama.

    ResponderExcluir
  3. Pensamento positivo e mudanças. Já deu certo!

    ResponderExcluir
  4. "Ainda tenho dois filhos para criar e ancorado no amor e companheirismo da minha mulher, não posso aprontar essa sujeira de abandonar o barco tão cedo." Mas não mesmo!!! Ainda bem que você foi consciente em ter raiva de você e não de Deus como muitos culpam quando algo ruim acontece. Pode ter certeza que Ele te deu uma segunda chance e fez com que isso te desse um chacoalho para você CUIDAR DE SI. A luta não é fácil mas só você sabe o pavor que passou. Tenho certeza que consegue melhorar isso tudo. Como eu disse no facebook Mestre, se cuida, e não é só por você, é pelos seus, é por todos que de ti gostam! Ainda quero ler muitas e muitas histórias suas! Fica com Deus e com saúde! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus meu compadre foi um grande (imenso) susto .Nada acontece por um acaso!!!! Força lógico que você terá para as mudanças necessárias. Agradeça e agradeça!!!!!! Vamos que vamos!!!!Feliz por estar em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo, belíssimo texto. Fico profundamente feliz de você ter superado essa etapa tão difícil da sua vida. Beijo do mano, Marcelo Taranto

    Creso! Que bom ler você! Feliz de saber que o pior passou. Estamos aqui para o que precisar! Beijos, Luisa Taranto

    ResponderExcluir
  8. Que susto, meu amigo! Desejo melhoras! Se precisar de algo, estou por aqui. Abraços! Alexandre Bianco .

    ResponderExcluir