segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O assessor surdo

O assessor surdo (ou mais um caso envolvendo meu nome diferente)

Já fui chamado de muitas coisas, afinal meu nome é Creso. Todas as confusões possíveis já aconteceram. Ao chegar na casa de uma antiga namorada fui anunciado na portaria como "Cresmo ". O programa Casseta e Planeta contribuiu ainda mais para a confusão. O "Seu Creysson" atormentou meu juízo, alguns trocavam propositalmente, mas havia os que erravam de verdade. 

Ligar para pedir remédio na farmácia também é um problema. Tão frequente quanto a pergunta "Qual o seu nome?" é a expressão "como?". Quando é algo em que meu nome não pode vir trocado, soletro devagar com a preocupação de dizer C-r-e-s-o. Evito falar s e o. Pra não confundir e a pessoa escrever Creseo ou Cresio. Essa maneira muitas pessoas usam também.

Bom, com o advento dos corretores de texto, ganhei o nome de Credo. Não bastassem todas as piadas suscitadas por me chamar Creso da Cruz, a tecnologia ainda me fez esse favor. Corrigir meu nome para Credo. Talvez eu devesse ter sido registrado com essa alcunha. Quem sabe eu não teria mais fé?

Ao chegar à Rádio CBN, em 1998, tive que mudar meu nome. Na Rádio Tupi eu era Creso Soares, mas meu novo chefe, Marco Antonio Monteiro, me desaconselhou o uso do nome de batismo. Não foi muito difícil excluir a primeira metade do nome deixando-me com os dois últimos: Soares Junior. 

Tudo bem, tudo resolvido, parecia que aos 27 anos os problemas tinham acabado. Só que isso me causou uma crise de identidade. No microfone eu era o Soares Junior e na redação eu era o Creso. Teve gente na própria rádio que demorou a descobrir que Creso e Soares Junior eram a mesma pessoa. 

Tive que aprender a fazer a assinatura pausadamente, pois o encontro sonoro do S do fim de Soares com o J do começo de Junior não é dos mais naturais. Muitas vezes me senti da “família” de um ou dois times argentinos, quando me chamavam de Soares “Juniors”. 

Eu estava acostumado com todas essas confusões, mas teve uma que se superou. Estávamos numa reunião de pauta eu, Alexandre Caroli e Luciano Garrido. Toca o telefone da sala de reunião e eu atendo no viva-voz. Por mais que a tecnologia se transforme, nada melhora o viva-voz dos aparelhos. Do outro lado, o assessor se identificou e perguntou com quem falava. Bem, o viva-voz é um risco para os que portam nomes pouco convencionais. Respondi "é o Soares Junior", o cidadão entendeu que eu havia falado "Sou Ari Junior " e me rebatizou: "oi Ari". 

Caroli e Garrido começaram a rir enquanto eu anotava a pauta do assessor. Obviamente, os dois não perdoaram a dificuldade auditiva do meu interlocutor e eu, que nunca precisara de apelido, ganhei  um nesse grupo de amigos: Ari. 

13 comentários:

  1. Isso me lembrou de uma vez que pedi uma quentinha de macarrão no ensino médio. O 'marmiteiro' perguntou qual era o nome para colocar na quentinha e eu disse "Maria Izabel, com Z", como de costume. Eu não sei dizer o que houve, mas na hora do almoço comi o macarrão , mas na tampa da marmita estava "Macarrão G - MARI ZABEL".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Creso! Vc sempre foi bom de contaR histórias dos outros e agora a sua própria! Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkk eu to rindo sozinha em casa, professor! Já amei seu blog, saudade das suas aulas!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Você não é o único a ter o nome trocado. Eu mesma passei por isso por diversas vezes. Olha que o meu nome não é nada difícil: Sheila Trinidade. Pois bem, na Radio Globo, recebi várias ligações dos assessores, que respondiam as minhas solicitações perguntando por: Priscila Andrade, até o ator, maravilhooooso, Tony Ramos já ligou pra Rádio dizendo que estava retornando a ligação da Priscila.
    Será que existe alguma semelhança entre Sheila Trindade e Priscila Andrade? NÃO! ! (Hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa foi sensacional. sheila e priscila não são nada parecidas

      Excluir
  6. Creso, gostei muito da história, mas gostei mais ainda de saber que você escreve um blog!!! De hoje em diante me comprometo a não perder mais nenhum relato seu! :)

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha demais
    La-gatta Tb me rende ótimas histórias. :) boa sorte. Vou te acompanhar por aqui! :)

    ResponderExcluir