quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Olhares amigos











Amigos, preciso de um editor. É sério, manter o compromisso de escrever diariamente é mais difícil do que eu esperava. As ideias até vem, mas nem todas merecem virar um texto. Algumas, no máximo um comentário no Facebook. 

Já fui felicitado pela iniciativa, amigos já me deram diversos toques de como melhorar o layout da página, ou mesmo de como melhorar a interação dos leitores com o blog. 

Todas essas observações são bem-vindas. No entanto,  há uma que é terrível e passa por um grande processo interno. A revisão dos textos. 

Deixe-me explicar essa rediviva atividade blogueira. Escolhi um momento conturbadíssimo para voltar a escrever. Nas outras oportunidades, acredito que não escrever todos os dias foi um dos motivos que levaram à morte meus outros blogs. 

No entanto, pelo menos para mim, a leitura de outra pessoa sempre foi essencial para evitar as escorregadas, no meu caso erros de digitação. Ainda bem que não grafei "caxorro", talvez o erro crasso perseguido por aqueles que gostam de rir da desgraça léxica alheia. 

No entanto, há mais um complicador. Uma dislexia galopante que se instala a cada dia no meu cérebro, somada ao maldito corretor de texto do celular. 

Nesse momento estou escrevendo esse texto no bloco de notas do celular, depois o passarei por e-mail e num desktop vou colocá-lo na plataforma do blog. 

Meus dedos são gordos, o teclado do telefone é pequeno e muitas vezes as palavras ganham vida própria. Até meu nome, muitas vezes é grafado errado. Outro dia quis escrever prestados e saiu preparados. Só consertei no dia seguinte, assim mesmo porque um paciente amigo me avisou e ainda me deu um puxão de orelhas: "Creso, os textos estão bons, mas você tem que tomar cuidado com a revisão". Tive vergonha, nem jornalista meu amigo é. 

Minha mulher também faz as vezes de revisora e me alerta com razão: “seus erros ganham mais amplitude por estarem no blog. Toma cuidado". 

Enfim, esse texto apela para a metalinguagem na tentativa de pedir desculpas e me justificar. Escrever todo dia, como disse lá em cima, é um desafio. 

Mas vou me guiar no que me disse uma grande amiga: "os professores de jornalismo dizem que a escrita se aprende pela prática. Parabéns pela disposição". É isso, estou com disposição e vou continuar a escrever. 

Espero que o blog seja mais um exercício de resiliência do que de teimosia. Aos amigos que criticaram com boas intenções, meu mais profundo sentimento de gratidão. 

Elogios incentivam, mas podem cegar. Críticas carinhosas e construtivas podem fazer com que a gente melhore. 

Como estou escrevendo no bloco de notas, vocês podem imaginar quantas palavras tive que reescrever para que esse texto tivesse menos erros. Nem sei se consegui, mas, por favor, continuem a ler. 

Até amanhã. 


2 comentários:

  1. É o mundo do Grande Irmão, todos de olho. Aliás, que tal esse tema?

    ResponderExcluir
  2. É o mundo do Grande Irmão, todos de olho. Aliás, que tal esse tema?

    ResponderExcluir