segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Já vai tarde, Rueda







Durou pouco a “Era Rueda” no Flamengo. Depois de dois vice-campeonatos e um decepcionante sexto lugar no brasileiro, Reinaldo Rueda trocou o Rubro-Negro por uma seleção que nem vai à Copa do Mundo.
Sob o comando do técnico colombiano o Flamengo nunca apresentou um futebol consistente. Ao assumir o time, ele fez o que o mais comum dos técnicos brasileiros faria. Retrancou a equipe, se valendo de contra-ataques e bolas levantadas na área.

Nem o mérito de escalar Paquetá, Vizeu e Vinícius Júnior deve ser totalmente creditado às suas propostas. As contusões de Berrío e Everton e a suspensão de Guerrero o obrigaram a dar oportunidades aos jovens.

Em nenhum momento Reinaldo Rueda entendeu o que é Flamengo. Não é culpa dele, é culpa de quem apostou, no caso, essa diretoria que é revolucionária nas finanças, mas medíocre na atividade fim do Flamengo, o futebol.

 Esse Flamengo precisa de “flamenguismo”. O que é isso? Sou Flamengo há 46 anos e não sei explicar. Tenho pistas. Fio Maravilha, Nunes, Obina e Brocador são amados. Edmundo e Alex não foram acolhidos pela torcida do Flamengo. Isso pode explicar algo.

O Flamengo foi campeão brasileiro com Andrade e “pagou mico” com Luxemburgo. Talvez a saída de Rueda, que nem deveria ter vindo, seja uma oportunidade de devolver rubro-negrismo a esse time.

Se eu estivesse em condições de decidir iria de Jorginho e Zinho no comando da equipe. Uma coisa os dois entendem: o que é o Flamengo. Carpegiani, como bem lembrou meu amigo Diego Andrade, não teve trabalhos consistentes depois de comandar o Paraguai na copa de 98. Mas quem sabe, não é a oportunidade de retomar o rumo vitorioso da carreira.

O fato é que Reinaldo Rueda foi mais uma aposta furada dessa diretoria, assim como Conca, Carlos Eduardo, Leandro Damião e etc.

Reinaldo Rueda é um astronauta, desses que os gestores inventam. A invenção perde a graça, vai embora e o estrago fica. Agora o Flamengo tem que arrumar um técnico para começar o ano, ou seja, sem planejamento de novo. Será mais uma temporada de frustrações para a torcida? 

Vá embora Rueda, tem que ter coragem para treinar o Flamengo e você não se mostrou preparado para isso. E para finalizar mais uma observação. A tibieza de sua conduta foi reprovável. Todo mundo sabia que você estava negociando e você não deixou ciente o seu empregador. Firmeza de caráter é condição fundamental para conduzir uma equipe. Mais um gol contra.

Reinaldo Rueda é mais um produto desse mundo em que “brilharecos” viram espetáculos pirotécnicos, tempos em que se valoriza muito mais a espuma do que o chopp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário