terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O que deveríamos aprender com o vídeo de Cristiane Brasil


O vídeo de Cristiane Brasil num barco defendendo o indefensável é de dar vergonha alheia. Muito ruim alguém postulante ao cargo de ministra do Trabalho questionar a Justiça do Trabalho, ainda mais estando errada. A deputada federal diz que qualquer um pode pedir qualquer coisa na justiça. Ela jura que não sabia que tinha que pagar direitos trabalhistas aos empregados. A filha de Roberto Jefferson parece abusar da nossa inteligência. 

Cristiane Brasil foi escolhida para pasta por causa do loteamento de cargos do Governo Temer (o que não é exclusividade dele). A indicação mostra que Roberto Jefferson, que já “puxou uma etapa” na cadeia por causa do mensalão, tem relação de proximidade com o ocupante do Planalto. 

A fala de Cristiane Brasil é péssima, mas o vídeo ganhou notoriedade por algo que nem deveria estar em discussão. A deputada aparecer num barco, cercada por homens sem camisa. 

Isto foi o suficiente para quebrar a Internet e se transformar no grande obstáculo para que ela consiga ocupar a pasta do Trabalho. Amigos, não nutro simpatia alguma por Roberto Jefferson e seu clã. Mas é um absurdo que em pleno século XXI o fato de uma mulher aparecer num barco com homens sem camisa durante um passeio seja elemento determinante para o desenlace de uma crise política. Há 69 anos o deputado Barreto Pinto foi cassado por aparecer numa foto de casaca e cueca. Agora Cristiane Brasil pode perder a batalha que trava para ser ministra por estar de maiô. Só uma coincidência histórica: os dois foram eleitos pelo PTB. 

Integrantes do PTB, que não quiseram se identificar ao jornal o Globo, disseram que ela não soube se preservar, ou respeitar a liturgia do cargo de ministra. Cristiane Brasil está sendo atacada até por mentir a idade num site de relacionamentos. Honestamente, se ela o faz, nem deveria ganhar notoriedade. Essas fontes do jornal que não quiseram se identificar usaram o velho discurso do “eu não vejo problema, mas é que pode pegar mal”.

E a situação da filha de Roberto Jefferson pode ter ficado insustentável por uma razão periférica, mas que diz muito sobre a nossa sociedade. Infelizmente, estamos no país em que a falsa moral é mais importante do que a ética. A nomeação de Cristiane Brasil foi mais uma concessão política lamentável de Michael Temer em busca por votos para aprovar as reformas na Câmara. A fala de Cristiane Brasil foi trágica, sem fundamento. Foram argumentações cínicas e sem profundidade. O problema é que todo mundo só vai falar do fato que ela estava num barco com homens sem camisa. 

Se você é contra a nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho, critique-a pelos motivos certos. Ela estar num barco, cercada por homens não tem a ver com a causa. Olhar a questão por este aspecto só mostra que temos muito a evoluir.

A pergunta que me faço é a seguinte. Se Bob Jeff estivesse na situação da filha, ou seja, num barco cercado de mulheres de biquíni ou maiô, seria “bombardeado” ou ovacionado?


Acho que sei a resposta... 

3 comentários:

  1. Nomear é apenas um detalhe, o fato é que a carapuça do Temer caiu.
    Bob Jeff foi ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. O vídeo só é a parte visível do iceberg.
    Ainda acredito que não basta ser honesto, tem que parecer honesto também.
    A sua conduta na vida pessoal determina a conduta na vida pública.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Creso, pelos motivos certo! O certo é o certo, mas que ninguém esteja fazendo!

    ResponderExcluir