segunda-feira, 23 de abril de 2018

FHC começou a “atirar” em Barbosa

Fernando Henrique Cardoso está lançando um livro. Ok, isto não é novidade, antes de presidente, ele já era escritor. Chama-me atenção o momento. O ex-presidente lança a obra na hora que começam a ser definidos os atores do quadro eleitoral de 2018. 

Fernando Henrique usou a entrevista de lançamento de Crise e Reinvenção da Política no Brasil para jogar o primeiro torpedo na direção do nome de Joaquim Barbosa. É bom que se tenha em mente que. o ex-ministro do Supremo correria na raia do almejado “centro”, numa diferenciação da direita, representada por Jair Bolsonaro, e da esquerda, que tem como principal nome o ex-presidente Lula, virtualmente fora da disputa. 

Com a elegância e as meias palavras que caracterizam suas fala, Fernando Henrique torpedeou Barbosa dizendo que é perigosos transformar juiz em líder político. Num mundo interdisciplinar, querer colocar um juiz fora espectro político é mais retórica do que crença. Barbosa ê um adversário que canaliza voto dos insatisfeitos que eventualmente poderiam desaguar no PSDB. 

A entrevista à GQ tratou ainda da transformação de Aécio Neves em réu no Supremo. FHC deu o chamado “beijo da morte” no senador mineiro. O ex-presidente disse que acontecerem coisas lamentáveis, que não tem nada a ver com o partido. Ou seja, Aécio é Aécio e PSDB é PSDB. Bem, com um pouquinho de senso crítico, vemos que as coisas não são bem assim. 

No trecho divulgando pelo portal Globo.com, não havia nenhuma menção à Geraldo Alckmin nem para o bem, nem para o mal. Significa?

Como tudo na vida, pode ser muita coisa ou pode não ser nada. Uma coisa na resenha do livro publicado na Folha de S. Paulo me pareceu curiosa. “Fernando Henrique demonstrou estar em plena forma”. 

Fernando Henrique não parece empolgado com o nome de Geraldo Alckmin. O balão de ensaio na forma de Luciano Huck já mostrava isso. Se Geraldo Alckmin não decolar, não duvidaria que um político experiente e em plena forma fosse o candidato tucano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário