sábado, 21 de abril de 2018

Você conhece a LDRV ? (Edit 1)

Uma amiga leu o post sobre LDRV de ontem e me contou uma história curiosa. Um parente dela se assumiu gay há pouco. A mãe não aceitou muito bem. O restante da família do rapaz é do interior e teoricamente não sabe. 

No entanto, o menino, que anunciou a orientação sexual,  fala desabridamente sobre seu relacionamento na página. O curioso é que parentes do moço também estão na LDRV. 

O menino talvez se sinta protegido pelo código de ética da página, em que as histórias deveriam ficar secretas. Talvez esse mecanismo de solidariedade e cumplicidade digital surpreenda a nós, das gerações mais velhas. 

O grupo parece ser draconiano em algumas regras. A LDRV é explícita. “É proibido vazar ou ameaçar vazar conteúdo para fora dele. Bem como intimidar membros conterrâneos por conta de seus comentários”.  A punição é sumária: banimento. Leia outras “leis” para quem é da LDRV:

  • “Campanhas, vaquinhas e doações podem ser divulgadas normalmente desde que sejam para cessar necessidades básicas de pessoas trans, casos de doenças fatais em humanos ou para ajudar pessoas carentes”. 

  • “Proibido divulgar redes sociais, páginas ou eventos com fins lucrativos”.  Ah, até divulgar spoillers é considerado ato passível de banimento. 

Paradoxal. Vivemos o mundo de posts patrocinados, prática capitalista para se apropriar das redes sociais. No entanto, esta página que é um nicho, onde a publicidade poderia usar uma estratégia de jogar uma “rede para pescar num pequeno tanque”, se trancou para publicidade. 

 Ao que tudo indica, há muito tempo Lana Del Rey deixou de ser a força motriz da página. Ela é apenas uma ideia. Talvez alguns que se interessem em entrar na página nem conheçam direito a cantora. Aliás, não duvido que alguns ignorem mesmo. 

Ela deu o nome, mas a página virou um organismo vivo que se realimenta de vários fóruns. Até quem não é fã de Lana Del Rey pode ter espaço na LDRV. 

Meus queridos alunos, para brincar com meu ímpeto “tiozão” de tratar do tema, começaram uma “mini-tour” por causa do meu texto que descreve a página. No entanto, tenho um problema real. Não alcancei o grau de liberdade interno para participar deste fórum. 

Na LDRV as mensagens são postadas e reprocessados. As narrativas ganham mais força com os adendos dos comentários ou os próprios “edits” dos autores. 

Há um pesquisador americano chamado Henry Jenkins que escreveu um livro chamado Cultura da Convergência. Os conselhos, confissões, viralizações que acontecem na LDRV são a exemplificação prática da teoria do escritor.  

Com os sucessivos “edits” aquela história pode se tornar uma “tour” infinita. Já imagino que com o tempo, poderão ser planejadas séries digitais passadas apenas em fóruns como a LDRV. 

Confesso que fiquei até um pouco assustado com as regras impostas para participar da página. Não sei se um grupo de um milhão de pessoas poderá ser controlado de maneira tão severa. Na prática, as histórias vazam. 

Acho que não serei aceito. Como postou um dos meus alunos, se eu entrar vou ser expulso por vazar conteúdos da página. De fato, isso irá acontecer, não vou mentir. Parafraseando Marx, o Groucho, não me parece interessante entrar  em clubes que me aceitem como sócio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário