quinta-feira, 15 de março de 2018

Ainda sobre Marielle

Analisando as repercussões sobre o brutal assassinato de Marielle Franco, veio à minha cabeça uma preocupação. A polícia do Rio está pressionada pela opinião pública e terá que apresentar uma solução ao caso rapidamente. 

Nesta triste quinta-feira os estudantes das minhas turmas de jornalismo estavam chocados e ávidos por discutir o assunto. Foi neste debate que desenvolvi o raciocínio que apresento agora. 

Os bandidos que atiraram e mataram Marielle Franco e Anderson Gomes provavelmente serão encontrados com alguma rapidez. No entanto, isso não resolve a questão. Eles obviamente devem ser presos, mas o sistema que os produziu continua a todo vapor. 

Quem encomendou o crime vai continuar encomendando outros, impondo terror e calando vozes que o incomodem. É necessário atacar mais profundamente a questão. 

Contra este problema é necessário muito mais do que tanques na rua. Há uma falha estrutural no nosso tecido social. Temos que dar cidadania a todos e combater as desigualdades, razões da luta de Marielle. 

A desigualdade oprime, cria senhores, espalha terror e borra as fronteiras de quem é bandido e de quem é polícia. Quando discutíamos, uma aluna me perguntou: “você acha que foram bandidos? Eu acho que foram PM’s”. Eu respondi que um PM que manda matar é muito bandido. 

A investigação do assassinato de Marielle me lembrou o filme Spotlight. Depois de constatarem que os padres cometiam crimes de pedofilia, a equipe do Boston Globe queria publicar a matéria. O diretor do jornal segurou por achá-la incompleta ainda. Ele disse que mais importante do que pegar apenas os padres era atacar o sistema, ou seja o acobertamento dos casos pela Igreja. É isso, a morte de Marielle tem uma cadeia de culpados, quem atirou é a ponta do processo. 

Em tempo: o ministro do STJ Luiz Felipe Salomão defendeu o aumento de salário dos juízes. Em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, Salomão disse acreditar que a população apoia a medida. Talvez o ministro devesse providenciar uma pesquisa. Acho que ele se surpreenderia com o resultado...

Um comentário:

  1. É incrível como o povo está sendo tratado. Não se levanta uma voz de cidadãos de verdade, com vergonha na cara e bom caráter. Só ouvimos e lemos as frases prontas de sempre. Precisamos de ação. Onde estão os integros?

    ResponderExcluir