sábado, 13 de outubro de 2018

Oficialmente uma adolescente

Está encerrada oficialmente a infância na minha casa. A mais nova do clã completa 13 anos. Que venha a adolescência com todas as dores e delícias, dúvidas, apreensões, paixões e explosões. 

O tempo passa e a caminhada vai ficando cada vez mais dela. As escolhas, as amizades, as opiniões, as músicas da playlist. Uma característica da minha ex-criança é ter opinião. Outro traço marcante são os arroubos de independência. 

Cedo, ela já dava pistas de como seria. Quando começou a ser mais do que um bibelô, já tentava tomar a colher de quem estivesse dando a papinha para ela mesma levar a comida à boca. O tempo passava e, como não poderia deixar de ser, o clamor pela autonomia só aumentava. 

Objetiva, vai traçando suas metas e não gosta de zonas de conforto. Tanto é que uma das principais conquistas  do último ano foi finalmente colocar “ponta” no balé. É um ritual de passagem, até colocar a ponta, a dança é quase uma brincadeira. Quando chega a hora daquela “biqueira” na ponta da sapatilha é uma espécie de entrada na vida adulta. É sair das divisões de base e entrar no time profissional. 

Essa etapa foi vencida, mas continua a marcha da independência. Agora a onda é ir aos lugares sozinha.  Pelo gosto da liberdade, a distância de pouco mais de um quilômetro entre nossa casa e a academia de dança é vencida com prazer. Também há as festinhas. Outro dia, me vi na porta de um hotel onde acontecia uma festa até 2h da manhã. 

Uma palavra que poderia defini-la é novidadeira. Não há tédio com ela. Há sempre uma história para contar, um caso dela ou de alguém próximo. Não há silêncios em sua personalidade. A alegria e a raiva são transparentes e reverberadas. 

É dramática, não sei a quem puxou. É organizada, como a mãe. Ela adora falar como as avós. Minha filha é a mistura de tanta gente conhecida para formar uma personalidade única. 

É a primeira a acordar em todos os aniversários da casa. Organiza o primeiro bolo da manhã. Acorda a gente cantando parabéns e fazendo festa. Gosta de cantar músicas dos mais variados estilos. Já gostou de Luan Santana e Justin Bieber, hoje é louca por séries. Sabe de cor os episódios de Friends. Lembra a data do casamento de Chandler e Monica e me contou que o número do apartamento em que Rachel e Monica moravam mudou a partir da segunda temporada. 

Minha filha faz 13 anos no dia 13. Chegou até aqui intensa, linda, cuidadosa, organizada e amorosa. Filha, o mundo é seu. Obrigado por toda a cor e todo som com que todo dia você preenche nossas vidas. Eu te amo. 

4 comentários:

  1. Que lindo! Parabéns para nova adolescente do pedaço! Tudo Feliz, Feliz tudo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, papai!! Muita saúde, paz, amor e alegrias para a sua adol. Beijos!

    ResponderExcluir