terça-feira, 23 de outubro de 2018

Picanha no forno (receita do Creso)

Sou carnívoro. Acredito que a quantidade industrial de carne consumida durante minha vida está diretamente ligada ao entupimento da minha artéria “circunflexa”. Logo, devo meu stent a essa relação quase obsessiva com a carne. 

Brinco que não sou corajoso o suficiente para me tornar vegano. As fatias da carne, suculentas, com aquele sangue escorrendo causam um efeito devastador primeiramente na minha retina. Depois no meu prato. É isso, adoro carne. 

Aprendi com uma amiga da família a receita para fazer meu prato preferido. Picanha no forno. É muito fácil. É tão tranquilo de fazer que resolvi compartilhar com todos. Darei a receita como me foi ensinada. Atualmente, por conta do evento cardíaco ocorrido em maio, tenho que adaptar a receita. Mas é tranquilo. 

Pegue uma peça de picanha. Tempere com alho, pimenta do reino e sal grosso. Deixe a carne pegando o gosto por pelo menos uma hora. Acenda  o forno numa temperatura alta e deixe aquecendo por 30 minutos. 

Na hora de colocar a carne no forno, regue com azeite. Importante bater um pouco do sal grosso, para tirar o excesso. Coloque a capa de gordura virada para cima. Deixe a picanha no forno por pelo menos 40 minutos. A partir deste momento, passe a olhar o ponto da carne. 

Na minha casa eu e os adolescentes somos carnívoros daqueles que gostam da carne bem vermelha. Já minha mulher gosta dela bem passada. 

Eu gosto de servir a carne com arroz e feijão. Básico. O molho da carne por cima apenas do arroz também é muito bom. Para diminuir a culpa, dá para comer de entrada uma salada com brócolis, rúcula, alface e tomate cereja. 

Dependendo do tamanho da peça de picanha serve até 6 pessoas. No caso de querer servir mais gente, talvez seja recomendável duas peças de picanha. 

Se você passou por um susto como o meu, tire a capa de gordura e não coloque azeite antes de levar a carne ao forno. Minha filha chama esse prato de “carne de churrasco”. 

Poderia tirar uma onda e sugerir um vinho para servir. No entanto, como já escrevi em algum texto, gosto mesmo é de Fanta Uva, por isso, não acho que agregue valor a este texto recomendar refrigerante. Então, coma a carne  com a bebida que você quiser. Acho  que um vinho tinto cai bem. 

Ah, existe um efeito colateral. A casa fica defumada com o cheiro da carne. Então é melhor fechar as portas da cozinha e ligar o exaustor. É uma carne de fechar o comércio. Bem, é melhor fechar o comércio do que fechar o STF, não é verdade?

Amanhã mando uma receita de sobrecoxa de frango no molho shoyu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário